domingo, 26 de fevereiro de 2017

Diário de um ciclista/corredor: os treinos continuam (e eu estou gostando)

Os treinos estão de vento em popa. Tenho treinado regularmente e foi bom voltar às atividades em sua plenitude. Tenho treinado seis dias por semana, sempre intercalando treinos de corrida e de bike. Como na corrida estou em treinamento de base, focado na melhoria do condicionamento aeróbico, procuro fazer o equivalente na bike. A ideia aqui é realizar treinos de maior volume (distância/tempo) e menor intensidade (Z2/Z3). Para terem uma ideia, na semana passada foram 42 km corridos, com direito a uma prova no domingo (Trekking Velho Chico). Porém, correr mais significa menos tempo pra bike e com ela só pude pedalar por 67km. O treino de bike, como eu disse, também acompanha o treino de corrida, então estou fazendo de 60min a 90 min em Z2 (60-69% da FCmax). Nesta semana corri 23 km, pois o treinador me dispensou de segunda a quarta para descansar da prova. Assim, essa semana fiz um pouco mais de bike, já que com ela é basicamente descanso ativo, foram 80 km cravados. No carnaval...tem treino sim senhor e segundo o chefe: "Vamos aumentar o volume de treino mais ainda." Isso significa que levou correr mais e pedalar menos essa semana carnavalesca. Daqui a duas semanas tem uma corrida e duas semanas depois desta temos mais outra. Segundo meu treinador, essas corridas serão usadas como treino de maior intensidade. Vamos ver no que vai dar. Vamos com tudo neste ano.Até mais.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Trekking do Velho Chico: primeira etapa

Iniciando o calendário de competições deste ano, começamos pela primeira etapa do campeonato de corrida de orientação "Trekking do Velho Chico". Na verdade eu não iria correr essa prova, pois estava no inicio do meu ciclo de treinamento, mas de última hora uma equipe Pelaskdo ficou desfalcada e meu treinador (Felipe) me convidou a entrar pro time. O nome da equipe que eu comporia é PelaskdoTPM, três "meninas". Começamos a nos comunicar pelo WhatsApp, combinando como seria, do que precisávamos, etc. Conheci as minhas companheiras (duas delas) no briefing, na noite da sexta, e hoje conheci a última. Turma muito boa, gente muito divertida e positiva. Foi um prazer correr com elas. Conseguimos completar bem a prova, batendo todos os PCs, com um tempo bom para nossa primeira aventura. Outras virão. Fiquem com um vídeo resumo. Continuem acompanhado.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Diário de um ciclista/corredor: agora sim, vai!

"Estamos de volta em definitivo”. Recebi a minha planilha de treinos semanal no domingo e vi o que me aguardava. Fiquei mais uma vez satisfeito ao receber plano semanal e perceber que ele foi feito com muita atenção e profissionalismo. De segunda até o domingo tenho o que fazer, entre treinos de corrida e sessões de alongamento. Segunda foi dia de alongar. Eu devo ter engolido uma barra de ferro, pois minha flexibilidade é quase nula, mas mesmo assim fiz o meu melhor. Na terça foi dia de correr. O planejado era 1,5 km em Z1 (aquecendo) + 3,5 km em Z3 + 1,0 km em Z2 (arrefecimento), totalizando 6 km. Confesso que deu trabalho para obedecer as zonas de frequência cardíacas, quase sempre dava uma escapulida para cima. A dificuldade de me manter dentro na zona preestabelecida é devida em parte pelo condicionamento físico precário em que me encontro e parte porque eu nunca havia corrido verificando a minha FC antes (durante as corridas). Corria o que dava, quando dava. Na bike é bem mais fácil controlar a cadência dentro de uma dada zona, mas correndo, o nível de esforço é outro, ficando mais complicado controlar o pace em consonância com a zona. Bom, quarta foi 1,5 km em Z1 (aquecendo) + 3,0 km em Z3 + 0,5 km em Z2 (arrefecimento), totalizando 5 km e assim vai ser durante essa fase inicial, onde objetivo é a melhoria no condicionamento aeróbico. Depois dos treinos envio o link da atividade com os dados do desempenho, bem como os valores de PA (pressão) de antes do exercício e depois e o feedback de como me senti durante o treino. Gostei muito da metodologia. Essa semana ainda tem corrida na quinta e no sábado, sendo que essa última corrida da semana com acompanhamento presencial. O total semanal será de 28 km de corridas. Nem preciso dizer que estou empolgado e motivado para entrar nos eixos da disciplina “corrida”. Em breve a bike entra no cenário. Essa semana o cronograma de pedaladas ficou comprometido, mas espero que semana que vem as coisas melhorem. Vamos em frente.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Diário do ciclista/corredor: dia 1 - O retorno

Depois de um longo período de "férias" é hora de voltar a rotina de treinos, só que agora com mais seriedade. Coisas que ocorrem com frequência para os ciclistas, ou atletas, amadores após o período de festas de fim de ano: treinar pouco, comer e beber muito, ganhar peso, perder forma e preparo físico, ficar desleixado. Daí o ano começa, vemos o prejuízo que as férias nos renderam e é hora de um novo ciclo de treinos de base. Para este ano, resolvi que não iria me virar sozinho, como havia feito em anos anteriores, e contratei um Personal Trainer para me acompanhar neste ano. O plano é melhorar na corrida (leva-la mais a sério), mas também melhorar na bike, fazendo ambos sem lesões e focado em objetivos claros. Por isso a necessidade de um profissional. A recuperação da antiga forma física será lenta e dolorosa. Percebi isso por ocasião de minha avaliação, feita por Felipe (meu treinador), nesta ultima terça. Por sinal uma excelente avaliação. Depois de uma extensa entrevista, Felipe tomou nota de todas as minhas medidas antropométricas, incluindo percentual de gordura em várias partes do corpo, peso, pressão arterial (PA) e frequência cardíaca (FC) em repouso e prosseguiu com os demais testes e avaliações. Quanto aos testes, o primeiro foi quantas flexões eu seria capaz de fazer em um minuto. O mesmo teste se aplicou para abdominais e sempre depois dos testes a PA e FC eram aferidas novamente. Tirou umas fotos de meu corpo de perfil (direito e esquerdo), frente e costas e me convocou para o teste da esteira. O teste consistia em, depois de um aquecimento de 5 min em ritmo leve-moderado, correr 12 min dando tudo que eu podia (com a FC sendo monitorada). Corri os 12 min a uma velocidade de 12,5 km/h (pace de 4:48 min/km). Depois do 12 min de corrida foi a vez um arrefecimento de 2 min e  mais uma vez aferiu minha PA e FC. Terminei muito cansado e com a sensação de que eu poderia ter indo um pouco além, mas bem pouquinho,  antes de um desmaio. Como eu disse, a recuperação vai ser penosa e mais penosa ainda será estabelecer o novo patamar, pois eu quero melhorar pelo menos 100% em relação ao ano passado no critério corrida, que é a primeira disciplina que irei focar. Depois de uns 1-2 meses de treinos acompanhados de corrida é que pretendo iniciar a acessória para bike, sendo que nesse meio-tempo vou me virando só (fazendo o que sempre fiz) nas minhas pedaladas. Ainda tem a enfadonha musculação, que será necessária e que não conseguirei me livrar. Depois de uns dias recebi minha avaliação por email e em seguida a primeira prescrição de treinos, com tudo explicado e detalhado. Agora tenho o que fazer durante todos os dias da semana. Estou mais focado do que nunca e com sede de melhoras na minha forma física e na minha performance. Acho que este ano será um bom ano. Vou postar, de vez em quando, depoimentos de como vão os treinos e sempre que puder novos vídeos de provas e treinos. Acompanhem essa cruzada em busca de melhorias. Até mais.