domingo, 7 de junho de 2015

Sir Bradley Wiggins quebra o Recorde da Hora

O ciclista britânico Bradley Wiggins conquistou hoje o novo Recorde da Hora, ao completar 218 voltas ao velódromo de Lee Valley, o VeloPark, fazendo um total de 54,526 km em uma hora. O britânico bateu em 1,589 km o registo anterior, que fora fixado em maio pelo também britânico Alex Dowsett. O “Recorde da Hora” é o recorde da maior distância percorrida, em uma hora, em uma bicicleta. Os ciclistas devem largar com a bicicleta parada e a partir de aí tentar desenvolver, sozinho na pista, sem outros concorrentes presentes, a maior velocidade possível e mantê-la por uma hora inteira, findada essa hora a distância percorrida é computada. Esse recorde é considerado o recorde de maior prestígio em todo o mundo ciclismo. 
Henri Desgrange foi o primeiro registrado a quebrar o recorde da hora em 1893 em Paris e ao longo da história, vários ciclistas, que vão desde amadores a profissionais, desconhecidos e conhecidos, têm tentado superar as marcas deixadas pelos seus companheiros do passado. As tentativas de quebra do Recorde da Hora, segundo as regras da Union Cycliste Internationale (UCI), são feitas em um velódromo, uma pista oval coberta com condições bem controladas. Tudo mudou em 1997 quando a UCI mudou as regras para estabelecer o Recorde da Hora. Devido à constate evolução das tecnologias no ciclismo e às grandes diferenças nas bicicletas do tempo de ciclistas como o famoso Eddy Merckx, que em 25/10/1972, na cidade do México, percorreu 49.431 km, e às bicicletas de hoje, a UCI resolveu dividir os recordes em duas categorias: (1) o recorde do Maior Esforço Humano (Best Human Effort), também chamado de “UCI Absolute Record” (Recorde Absoluto da UCI), em que é permitido o uso de equipamentos modernos; e (2) o “UCI Hour Record”, o Recorde da Hora, que restringiu concorrentes para aproximadamente o mesmo equipamento que Merckx usou em seu recorde, que proíbe capacetes de “Time Trial” (contrarrelógio), rodas de disco, barras aerodinâmicas e quadros monocoque. Nesta nova regra do Recorde da Hora, apenas recentemente, o alemão Jens Voigt (Trek Factory Racing) conquistou, em 18 de setembro de 2014, o Recorde da Hora no Velodrome Suisse, em Grenchen, na Suíça.
O ciclista de 43 anos marcou 51,115 quilômetros e superou em 1.415 metros o recorde anterior, do tcheco Ondrej Sosenka, de 2005, em Moscou. Muitos ainda tentarão quebrar esse recorde e esperaremos por isso ansiosamente. Para quem quiser assistir os vídeos dos Recordes da Hora a UCI possui um canal no YouTube que pode ser acessado pelo endereço: 
https://www.youtube.com/user/ucichannel/videos 

Para ver especificamente o recorde de Sir Bradley Wiggins assista o vídeo abaixo.

 

Nenhum comentário: