quinta-feira, 28 de maio de 2015

Giro D’Italia 2015 – 18ª Etapa

A 18ª etapa, de Melide até Verbania, com 170 km, dificuldade 3 estrelas (média), com os primeiros 2/3 relativamente planos, com duas metas de Sprint (nas marcas de 81 km e 101 km), mas com uma montanha, categoria 1, o Monte Ologno, aos 124 km. Logo no início da etapa, formou-se uma fuga com 12 ciclistas que disputavam os pontos vermelhos acirradamente. Um pouco antes do início da subida do Monte Ologno, houve uma queda coletiva, em um ponto estreito e com curvas fechadas, que separou o pelotão em dois. A subida do Monte Ologno foi sensacional. Essa montanha tinha 10,4 km de extensão e inclinações médias entre 8,9% a 9,2% (com máxima de 13%) e foi uma boa oportunidade para os escaladores imporem seu ritmo. O Contador fez uma bela subida, com arrancadas de tempos em tempos, deixando muitos para trás e ampliando sua vantagem em relação ao segundo colocado na classificação geral.
Após o cume da montanha ter sido alcançado, seguiu-se uma descida muito rápida e técnica até a meta final. Melhor para o Philippe Gilbert (BMC) que faturou mais essa etapa, seguido de Francesco Bongiorno (Bardiani) e Sylvain Chavanel (IAM cycling). Alberto Contador terminou em 12 lugar, mas devido a sua regularidade, de etapa a etapa, ampliou sua vantagem na classificação geral. A classificação geral fica assim: Alberto Contador (Thinkoff-Saxo) veste a maglia rosa (1° na classificação geral, Giacomo Nizzolo (Trek Factory Racing) veste a maglia rossa (1° na classificação por pontos), Steven Kruijswijk (Rabobank) veste a maglia azzurra (1° na classificação de montanhas) e Fabio Aru
(Astana) veste a maglia bianca (1° classificação geral menor que 25 anos). Se aproximando do fim do Giro 2015, apenas se algo de muito ruim ocorrer a vitória fugirá das mãos do Alberto Contador, mas vamos aguardar, pois há muito o que se pedalar. Amanhã tem mais.













Nenhum comentário: