sábado, 30 de maio de 2015

Giro D’Italia 2015 – 20ª Etapa


Hoje foi, praticamente, a última etapa do Giro 2015. A 20ª etapa, de Saint-Vicent até Sestriere, com 196 km, dificuldade 4 estrelas (difícil), com 2/3 da etapa praticamente plano e com duas montanhas no final. Mais uma vez a equipe Astana foi tecnicamente impecável, a tática foi perfeita. No início da subida do Colle Delle Finestre, Mikel Landa atacou, se destacando do grupo de ciclistas que lideravam a etapa, que incluíam Aru, Contador, Hesjedal, Uran e Kruijswijk, quebrando esse grupo em dois.
Depois foi a vez de Aru liderar um segundo ataque, que surpreendentemente deixou Contador para trás, pela primeira vez no Giro. Agora eram três grupos à frente: Landa e Kruijswijk, seguidos de Aru, Hesjedal e Uran, e lá atrás, sozinho, o Contador. Landa chegou a abrir 58” do grupo de Aru e 1’:40” de Contador, mas o fato de estar de cara pro vento, sem a ajuda de Kruijswijk na escalera, e seu capitão estar à frente de contador com uma certa vantagem o fez esperar. Assim, Landa abriu mão de uma chance de vencer a etapa em favor de seu capitão. Logo só haviam dois grupos Aru, Landa, Kruijswijk, Hesjedal e Uran, e um pouco atrás, 1’:30”, um solitário Contador. Faltando um pouco mais de 3 km para o final da etapa, Aru ataca e segue na frente até a linha de chegada, comemorando muito a sua segunda vitória consecultiva.
Quase 2 min depois chega o Contador, comemorando timidamente a sua vitória do Giro, pois ainda lhe restam 2’:02” de vantagem em relação ao Aru, segundo colocado na geral, e amanhã será apenas um passeio até Milão, onde termina o Giro D’Italia 2015. Mas só acaba no final. A classificação geral fica assim: Alberto Contador (Thinkoff-Saxo) veste a maglia rosa (1° na classificação geral, Giacomo Nizzolo (Trek Factory Racing) veste a maglia rossa (1° na classificação por pontos), Giovanni Visconti (Movistar) veste a maglia azzurra (1° na classificação de montanhas) e Fabio Aru (Astana) veste a maglia bianca (1° classificação geral menor que 25 anos). Amanhã temos a última etapa. Até lá.


Nenhum comentário: