sábado, 12 de maio de 2018

Planejamento para os treinos de MTB

Se tudo der certo, nesta próxima semana eu recebo a nova MTB. A ansiedade sempre foi velha amiga/inimiga, sempre me acompanhou ao longo dos anos de minha vida, sobretudo quando eu desejo, planejo e executo a compra de algo. Fico ansioso pela chegada do dia “D” para desembrulhar, ver, tocar, experimentar e usufruir do bem adquirido. Não seria diferente agora. Só que, de uns tempos para cá,  fico menos tenso e encaro melhor a espera. Mas, planejamento sempre foi meu forte e assim resolvi fazer um pouco de planejamento sobre o uso da bike. Já vi, ouvi e li muito expressões como “o que diferencia um passeio de um treino é o planejamento” ou “quando sair de casa para treinar, siga um plano” ou “seguir algum plano de treino é melhor que não seguir plano algum”. Enfim, acredito que para ter sucesso em um objetivo devemos ter metas e um plano. Justamente por isso que eu recorri ao único plano de treino para bicicletas que a Garmin oferece em seu site. Esse plano de treinamento é para road bike e não para MTB, é para um Granfondo e não para uma prova de XCM, mas é algum plano. Esse plano de treinos dura 8 semanas, entre rodagem em baixa intensidade, com volumes crescentes, intercalados com treinos longos e apenas uma sessão de intervalados, só na fase de polimento. Vou tentar seguir esse plano de treino e aprender a sua rotina. Com o tempo, espero poder usar a experiência adquirida com a periodicidade dos treinos de corrida, que meu treinador prescreve para mim, para que eu possa fazer um melhor planejamento nos treinos de MTB. É meio que uma 'gambiarra', mas já é alguma coisa. Por que eu não contrato um treinador para me acompanhar no MTB? Porque quero que a pratica do ciclismo seja por diversão, sem maiores pretenções, sem cobranças (mas com uma certa seriedade) e não o que tenho para as corridas, onde eu treino para correr com um certo viés de competição, com mais seriedade e cobranças. O fato é que eu sofro consideravelmente nos treinos de corrida e para a bike não quero ter esse 'sofrimento' associado à sua prática, quero mais felicidade e curtição. Que venha o futuro.

Nenhum comentário: