quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Diário de um ciclista/corredor: agora sim, vai!

"Estamos de volta em definitivo”. Recebi a minha planilha de treinos semanal no domingo e vi o que me aguardava. Fiquei mais uma vez satisfeito ao receber plano semanal e perceber que ele foi feito com muita atenção e profissionalismo. De segunda até o domingo tenho o que fazer, entre treinos de corrida e sessões de alongamento. Segunda foi dia de alongar. Eu devo ter engolido uma barra de ferro, pois minha flexibilidade é quase nula, mas mesmo assim fiz o meu melhor. Na terça foi dia de correr. O planejado era 1,5 km em Z1 (aquecendo) + 3,5 km em Z3 + 1,0 km em Z2 (arrefecimento), totalizando 6 km. Confesso que deu trabalho para obedecer as zonas de frequência cardíacas, quase sempre dava uma escapulida para cima. A dificuldade de me manter dentro na zona preestabelecida é devida em parte pelo condicionamento físico precário em que me encontro e parte porque eu nunca havia corrido verificando a minha FC antes (durante as corridas). Corria o que dava, quando dava. Na bike é bem mais fácil controlar a cadência dentro de uma dada zona, mas correndo, o nível de esforço é outro, ficando mais complicado controlar o pace em consonância com a zona. Bom, quarta foi 1,5 km em Z1 (aquecendo) + 3,0 km em Z3 + 0,5 km em Z2 (arrefecimento), totalizando 5 km e assim vai ser durante essa fase inicial, onde objetivo é a melhoria no condicionamento aeróbico. Depois dos treinos envio o link da atividade com os dados do desempenho, bem como os valores de PA (pressão) de antes do exercício e depois e o feedback de como me senti durante o treino. Gostei muito da metodologia. Essa semana ainda tem corrida na quinta e no sábado, sendo que essa última corrida da semana com acompanhamento presencial. O total semanal será de 28 km de corridas. Nem preciso dizer que estou empolgado e motivado para entrar nos eixos da disciplina “corrida”. Em breve a bike entra no cenário. Essa semana o cronograma de pedaladas ficou comprometido, mas espero que semana que vem as coisas melhorem. Vamos em frente.

Nenhum comentário: