quarta-feira, 27 de abril de 2016

Como ajustar suas suspensões: um guia "completo"

Um problema comum para quem tem uma bike "full suspension" (as bikes quem têm amortecedores dianteiros e traseiros), ou até mesmo quem possui uma "hardtail" (àquelas apenas com amortecedor dianteiro),  é saber como ajustar corretamente os dois pilares principais do funcionamento correto das suspensões modernas: o "SAG" e o "rebound". O "SAG" refere-se a quanto o curso do amortecedor, de uma suspensão, é alterado sem resposta à carga estática do ciclista. Difícil? Bom, que tal assim: o SAG é quanto o amortecedor encurta (afunda) em resposta ao peso do ciclista, quando ele está sentado na sela da bike, em relação ao máximo que pode encurtar. Geralmente o SAG é descrito como a percentagem, em relação ao curso total do amortecedor, que o peso estático do ciclista foi capaz de deslocar. Por exemplo, em um amortecedor que tem 100 mm de curso total, quando o ciclista ficou em cima da bike, sentado numa posição estática (sem se mover), o curso foi alterado em 25 mm.  Assim, neste exemplo, o SAG foi de 25% do curso total (Fig. 1). 

Fig. 1
Obviamente, há amortecedores com vários cursos, como 80 mm, 100 mm, 120 mm, 160 mm ou até mesmo 220 mm, dependendo da modalidade a que a bike se destina. Como pode-se concluir intuitivamente, o SAG depende do peso do ciclista e da pressão de ar dentro do amortecedor (no caso dos amortecedores modernos, que usam ar em uma câmara interna para amortecer o impacto). Assim, para cada peso (ciclista + bike + equipamentos que o ciclista leva) a pressão do amortecedor deve ser ajustada para se obter um determinado SAG. Geralmente, a maioria dos fabricantes de suspensão determinam três níveis de SAG, um para cada necessidade do ciclista ou condição de pista, que tornam o amortecedor mais "suave (macio)" ou mais "firme". Para muitos fabricantes, um SAG de 15-20% é considerado firme, um de 20-25% médio e 25-30% macio. 
Fig. 2
Escolher que nível de SAG você vai usar em seu amortecedor depende de sua preferência
Fig. 3
pessoal, do nível de conforte desejado ou de quão agressivo você quer pilotar e depende também de que terreno você vai enfrentar. Cada fabricante indica um nível de SAG para cada relação peso/pressão para seus amortecedores. Por exemplo, a FOX  recomenda um nível de SAG de 15% para uma suspensão firme e 20% normal (Fig. 2). 
Verifique no site do fabricante de sua suspensão essa informação. 

Fig. 2
Lembrem-se que algumas suspensões tem ajustes de compressão do amortecedor, isso é, pode haver um sistema que trava da suspensão (Fig. 3) ou um sistema que deixa-a mais firme (Fig. 4) com múltiplos ajustes (como as da FOX). Neste caso é importante saber que o SAG deve ser ajustado com a suspensão no modo "aberta"/"destravada" (no caso da FOX: "descend").

Neste vídeo (abaixo) você poderá ver como é feito o ajuste de SAG de uma suspensão dianteira na prática.


Apesar de existirem vários modelos de suspensões traseiras, o procedimento para ajustar o SAG é muito semelhante e pode ser visto neste outro vídeo. O áudio é em espanhol, mas dá para acompanhar e entender bem.



Já o "rebound", que pode ser traduzido como retorno ou rebote, significa a velocidade com que, após ser comprimida, a suspensão volta para o seu curso original, após a absorção de um impacto pelo amortecedor. De uma forma semelhante ao que ocorre no ajuste do SAG, percebam que para cada modelo de suspensão, peso do ciclista e nível de SAG há um ajuste de "rebound" (retorno/rebote) correto. Inclusive, na prática, primeiro deve-se ajustar o SAG para depois ajustar o "rebound". O "rebound" não deve ser nem lento demais,  nem rápido demais, pois haverá problemas relacionados às duas situações. Se o "rebound" for muito lento, isto é, se a suspensão demorar muito a retornar ao seu curso original, após amortecer um impacto, logo logo, em uma sucessão de amortecimentos/impactos, o curso da suspensão atingirá o seu máximo, pois há uma soma de compressões sucessivas, levando a perda da capacidade de amortecer impactos ou mesmo à quebra da suspensão (ela possivelmente estoura). Já se o "rebound" for muito rápido, isto é, se a suspensão é muito rápida em retornar ao seu curso original, após amortecer um impacto, ela perde a capacidade de amortecer impactos adequadamente (parece que você está segurando uma britadeira com as mãos), também você perde tração e a estabilidade ao conduzir a bike. Neste vídeo (abaixo), legendado em português, você aprenderá como ajustar propriamente o "rebound" da suspensão traseira de sua bike (inclusive o autor do vídeo, um Português, entende muito de suspensão).


Já o ajuste do "rebound" para a suspensão dianteira é um pouco mais trabalhoso de fazer. Entretanto, nesse vídeo abaixo, um técnico da FOX lhe mostrará uma forma de fazê-lo. O áudio está em inglês, por isso farei umas considerações: o objetivo é que você ajuste o nível de "rebound" (click a click) até um ponto em que, após comprimir e soltar a suspensão (tem que fazer um movimento bem rápido com os braços) o pneu não salte do chão, apenas a suspensão volte ao seu curso original. Comece com o "rebound" o mais rápido possível e vá testando após cada click.


Neste último vídeo faremos um "resumo da ópera". Também está em inglês, se você não é proficiente nesta língua, então se concentre apenas nos passos, já que já está ciente do passo-a-passo para fazer os ajustes.




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