quinta-feira, 9 de março de 2017

Diário de um ciclista/corredor: evolução do treinamento

Se alguém me dissesse, há alguns anos, que um dia eu estaria correndo 50 km por semana, sem estar fugindo da policia ou participando de "Forrest Gump 2", eu diria que essa pessoa havia enlouquecido. Mas o fato é que na semana passada foi assim. Havia dito que o meu treinador tinha aumentado o volume de treinos de corridas, o que nessa fase do treinamento é fundamental. Em termos técnicos, estou no macrociclo preparatório, mesociclo de preparação geral e microciclo treino de base 1. Estou na 5a semana de treinos e os volumes semanais foram: 28, 31, 24, 51 km e esta serão 43 km. Era para ser uma rampa crescente de volumes de treinamento se não fosse as competições que estou participando (foram duas até aqui). As "quedas" na terceira e nesta semana dos volumes foram nas semanas pós-competições, em que tive 1-2 dias de folga. Cansar...cansa, mas a cada semana um novo desafio se põem a minha frente, mas no domingo eu o vejo pelo "retrovisor" e isso me dá um barato, uma satisfação. Tenho conseguido progredir e superar o cansaço e as dores e tenho testado os meus limites em base diária. Ao meu lado eu tenho a minha força de vontade e a minha disciplina, contra mim o fato de eu ter iniciado no esporte tardiamente e a idade (isso é bem relativo, mas eu não estou ficando mais jovem. Isso é fato). O objetivo é completar a minha primeira meia maratona no mês em que completo os meus 41 anos (maio). Já garanti que não tem mais volta: me inscrevi na Asics Godem Run (Salvador), comprei as passagens, um par de tênis mais apropriados, reservei o hotel e estou treinando duro e focado. Postarei aqui o desenrolar dos fatos, as minhas impressões e qualquer coisa que esteja relacionada. Semana que vem já tem uma outra prova preparatória: a 3a corrida de montanha da Serra da Santa. Vamos lá. Me acompanhem. Até lá.

Nenhum comentário: