quinta-feira, 2 de março de 2017

Diário de um ciclista/corredor: QUEBREI!

Essa semana, meu treinador decidiu aumentar o meu volume de treinos de corrida e eu adorei a idéia, pois com um volume de 50 km semanal eu, decididamente, iria desafiar os meus limites e estabelecer um novo patamar para eles. Mas deu ruim! Nada de errado com o aumento de volume, meu treinado seguiu o programa clássico, o problema foi um certo conjunto fatores. Desde do início das minhas corridas, eu sabia que estava com uma pisada muito errada e um dos motivos para eu procurar uma acessória esportiva era justamente corrigir essa pisada (supinada, com primeiro contato no solo com o calcanhar). Assim, tanto nos treinos educativos como nas minhas corridas, estou tentando corrigir a minha pisada e tenho tido algum progresso. Digo isso, pois tenho feito vídeos em câmera lenta de minha corrida para verificar como o pé está tocando o chão e os tenho comparado com vídeos feitos na minha avaliação inicial, realizada pelo meu treinador. O problema é que eu, antes de estar sob os cuidados dele (meu treinador), comprei um tênis com correção de pisada (um grande erro). Só depois eu descobri que o ideal era ter comprado um tênis com pisada neutra e tentar corrigir a postura e técnica de corrida, que é o que é sugerido pela grande maioria dos treinadores, devagar e com cautela. Então, como eu disse anteriormente, acho que o problema residiu em um conjunto de fatores: tênis "corrigindo" a pisada supinada + eu tentando corrigir a queda do pé (toque de calcanhar para toque com o meio da sola do pé) + aumento do volume, tudo de uma vez só. O conjunto da obra me fez sentir muitas dores (musculares/articulares/outras) e não consegui terminar treino como estava planejado. Fiquei muito frustado (no momento que ocorreu). Via as pessoas correndo e se afastando de mim, enquanto eu ficava para trás sem conseguir correr para acompanha-las. Depois de um tempo, eu percebi que aquilo faz parte da experiência de correr, de treinar, de competir, de superar os meus limites. Quebrei, mas afinal de contas eu sou humano, era de se esperar. Porém, minha obstinação é maior que os desafios e, assim, é só questão de tempo até eu conquista-los. Meu treinador já me orientou e agora é só fazer aquilo que tem que ser feito. Agora é descansar, fazer massagens e me recuperar para continuar os treinos. Continuo curtindo muito esse momento. Até mais. 

Cara de quem está com dores, mas queria continuar.



Nenhum comentário: