quarta-feira, 13 de maio de 2015

Giro D'Italia 2015 - 5ª Etapa

Hoje foram 150 km, de La Spezia até Abetone, com um asfalto impecável (de dar inveja para nós Brazucas), uma etapa com classificação 3 estrelas, dificuldade média, mas com o final em montanha. Uma fuga se formou no início da etapa e faltando 55 km para o final, a fuga (5 ciclistas) já tinha mais de 11 min de vantagem em relação ao pelotão. Um fato curioso ocorrido nessa etapa, foi uma “escapada” em uma curva fechada, em uma descida, protagonizada por um ciclista da fuga, o Serghei Tvetcov, que passou reto em uma curva. O Serghei não caiu, mas quebrou uma das tiras da trava da sapatilha. O que ele fez foi o que me chamou a atenção: encostou no carro de apoio da equipe e, mesmo em movimento, “concertaram” a sua sapatilha com fita isolante. 

Voltando à prova, hoje foi o dia dos escaladores, pois além da meta de montanha intermediaria (classificação 3), o final da etapa é no topo da maior montanha (classificação 2). Uma montanha dura, com inclinação média no início de 2,8%, passando para 7,2% no meio da subida e 4,7% no final da montanha. A inclinação média foi de 5,4%, que significa que a cada 100 m percorridos pelos ciclistas ele ascende 5,4 m. A dureza dessa montanha não vem de sua inclinação, visto que 5,4% é pouco, mas sim da sua extensão, mais de 17 km. Nos últimos 9 km, um ciclista da Lampre-Merida, Jan Polanc, atacou, se destacando dos demais da fuga, e seguiu sozinho até o final. O pelotão, formado pelos ciclistas das equipes Astana, Tinkoff-Saxo, Sky, AG2R, BMC e Trek, apenas administrou o ritmo, sem pretensões de alcançar a fuga (ou pelo menos o líder da etapa), sendo que os principais nomes, os favoritos a serem campeões, apenas lutavam entre si para não perder tempo (um em relação aos outros). Faltando 4,5 km Alberto Contador (Thinkoff- Saxo), Fabio Aru (Astana) e o Richie Porte (Sky) atacaram na subida, se separando do pelotão, formando um grupo perseguidor e se aproximando perigosamente do líder (perigosamente para o Jan Polanc). Faltando 1 km para o final da prova a vantagem do Jan Polanc era de 1m35s, o que foi suficiente para chegar em primeiro lugar, mas a emoção ficou por conta da disputa final entre Contador, Aru e Porte (que chegaram junto do Chavanel, o segundo lugar). A etapa terminou com a seguinte classificação, na sequência: Polanc, Chavanel, Aru, Contador e Porte. 

Essa chegada modifica a classificação geral, que fica assim: Alberto Contador (Thinkoff-Saxo) veste a maglia rosa (1° na classificação geral), Elia Viviani (Sky) veste a maglia rossa (1° na classificação por pontos), Jan Polanc (Lampre-Merida) veste a maglia azzurra (1° na classificação de montanhas) e Fabio Aru (Astana) veste a maglia bianca (1° classificação geral menor que 25 anos). Amanhã são mais 183 km, de Montecatini Terme até Castiglioni Della Pescaia.


Nenhum comentário: